Mais cedo ou mais tarde, por mais que você resista, se você quer começar e terminar coisas que são importantes para você, é preciso ter disciplina. E disciplina inclui controlar o tempo de trabalho.

Acontece que hoje, a mesma tecnologia que tanto nos ajuda, também nos traz distrações. Mensagens, notícias e novidades chegam o tempo todo e manter o foco em qualquer coisa que seja passou a ser um desafio e depender de muito mais esforço que antes.

Seguem aqui então 5 técnicas para te ajudar a dividir, controlar e usar seu tempo com mais proveito e sabedoria. O resultado não é somente uma lista de coisas feitas mas, principalmente, a sensação de que o tempo foi bem usado e não dele ter escorrido pelas suas mãos. Você vai sentir que ele realmente foi seu e que você esteve presente.

A efetividade e proveito tirado dessas ferramentas requerem duas coisas: prática, insistência e disciplina. São boas ferramentas. Escolha as que mais te agradam e use-as J:

 

Método Pomodoro – tomato-timer: Por meio de estudos, concluiu-se que os adultos têm hoje capacidade de focar-se de maneira ininterrupta por 25 minutos em média. Após este período, deve haver um pequeno intervalo.

Este método garante que você consiga realizar muitas tarefas alternando os períodos de foco e descanso.

Apesar de alguns não darem atenção ao período de descanso, é notório para quem trabalha com o método, que o respeito aos intervalos garante a produtividade nos períodos de foco e que, consequentemente, consiga-se trabalhar por mais tempo.

Existe gratuitamente um aplicativo que possui 3 modalidades de contagem de tempo – pomodoro: timer de 25 minutos. Short break: timer de 5 minutos; long break: timer de 10 minutos. Pode ser instalado no celular ou acessado pelo computador.

Planner – traduzindo do inglês literalmente, significa “planejador”. Ele pode ter vários tipos e formatos de acordo com o tipo de pessoa e suas necessidades. Pode ser anual, mensal ou semanal e permite que se tenha em um só lugar um grande número de informações classificando objetivos, metas, hábitos, contatos, etc. Para funcionar, é preciso que se trabalhe sobre ele e cumpra o que foi determinado. É muito bom para quem gosta de papel, de anotar, de personalizar sua administração do tempo.

Lista – A famosa “to do list” é um recurso muito rico quando estamos com muitas coisas a fazer que demandam mais ou menos tempo e as mesmas ocupam nossa mente nos preocupando. A lista nos permite passar para o papel tudo que temos em mente, podendo classificar itens por categorias e ordem de importância. Ela torna-se ainda mais eficaz quando feita no início da semana e a cada dia, respondendo “O que tenho para fazer esta semana?” ou “O que preciso entregar e fazer hoje?”.

Forest App – Este aplicativo, além de proporcionar o mesmo tipo de experiência do tomato-timer – períodos de foco e descanso – bloqueia o acesso a outros aplicativos do seu celular. A “brincadeira” que ele proporciona é que, ao iniciar o timer de 25 minutos (mais ou menos. Ele dá escolha em relação ao tempo), você planta uma árvore virtual e a mesma cresce neste período. Caso você entre em outro aplicativo do celular, ele mata sua árvore.

O Forest também proporciona um relatório de quanto tempo você se manteve focado em um determinado período e você pode distinguir as atividades nos variados períodos de 25 minutos.

Além disso, ele dá a opção de barulhos relaxantes, como de chuvisco, enquanto o período de foco está correndo. Ou seja: além de proporcionar o controle do tempo, também nos ajuda a combater o vício de verificar o celular a todo tempo.

Agenda – A boa e velha agenda ainda se mantém na vida daqueles que prezam por manter sua rotina organizada e não perder nenhum compromisso. Ela ganha muito em sua versão digital, no celular, permitindo que os compromissos sejam compartilhados com outras pessoas: você agenda uma reunião e os demais participantes recebem o aviso do compromisso. Permite também que se estabeleça cores para cada de compromissos e que sejam programados alarmes e envios de e-mails com tempo determinado pelo usuário, avisando que o compromisso está próximo.

.

Independentemente do método ou ferramenta, o fundamental é que sejam utilizados, testados e vivenciados. Uma vez que a pessoa proponha se organizar, eles são auxílios. O desejo e a ação ainda estão com as pessoas.

.

Lembre-se: você vai começar, aproveitar, depois vai deixar de usar em alguns períodos e achar que se desorganizou de novo. Mas isso só significa que você precisa retomar. Continue e acate seus períodos de falhas como normais e parte do processo, porque é o que realmente são.

.

 

 

Sabe aqueles momentos em que você sente que está “patinando” e precisa realizar mudanças e agir sobre sua carreira ou negócio? Meu nome é Priscila, minha empresa é a CLARI DESENVOLVIMENTO e ajudamos você a enxergar seu momento, suas forças, possibilidades e agir criando sustentabilidade e equilíbrio sobre sua carreira ou negócio. Saiba mais em www.claridesenvolvimento.com.br.

Postagens Recentes